
Uma receita inspirada no livro Cozinha sem Limites de Gordon Ramsay, com umas pequenas alterações. (Texto baseado no livro)
DICA | para verificar se o ananás está maduro, tente puxar uma folha do topo. Se ela não cair facilmente, deixe o ananás na fruteira por mais um ou dois dias.
Receita
- 1 ananás maduro
- 4 colheres de sopa de açúcar em pó, mais algum para polvilhar
- 1 vagem de baunilha
- 20 gr de manteiga
- 150 ml de natas
Primeiro prepare o ananás. Usando uma faca de serra, corte o topo e a base do ananás. Corte em 8 fatias iguais com alguma espessura.
Retire a extremidade da fatia ou seja o meio do ananás. Corte entre a polpa e a casca ao longo da fatia, deixando apenas os últimos 2 cm para a polpa não desprender da casca.
Aqueça um grelhador até ficar bem quente. Coloque as fatias pressionando-as para ficarem marcadas com os riscos do grelhador. Deixe cozinhar cerca de 2 minutos de cada lado. Polvilhe com açúcar em pó e deixe grelhar mais 1 minuto de cada lado para dar um aspeto vidrado à fruta.
Para o caramelo, coloque 4 colheres de sopa de açúcar em pó e as sementes de baunilha num tacho pequeno. Cozinhe em lume médio por 3/4 minutos, até o açúcar ter dissolvido e ganhar uma cor dourada escura. Retire do lume, adicione a manteiga e 2 colheres de sopa de natas. Abane o tacho para derreter a manteiga, bata um pouco para ligar tudo e junte as restantes natas, envolvendo bem.
Sirva de imediato o caramelo sobre as fatias de ananás.
Sem comentários:
Enviar um comentário