quinta-feira, 7 de março de 2013

Vinhos

vinhoTemperatura

Os brancos quando não refrigerados tendem a realçar a acidez; mas se excessivamente gelados, podem impedir a percepção do sabor.
Nunca adicione pedras de gelo ao vinho, nem coloque a garrafa no congelador, pois o frio bruto aniquila com a qualidade e o sabor da bebida. O ideal é usar  baldes com pedaços de gelo, água gelada e sal grosso.
Quando a temperatura no verão ultrapassa os 35ºC, os tintos devem ser resfriados na parte inferior da frigorifico, na porta, ou ainda num balde com água gelada por meia hora.

360256_sf_wine_bottles_in_shop_02

Copo

A escolha do copo também é importante. O tipo adequado permite enfatizar todas as virtudes do vinho. Os mais indicados são os cálices, que têm uma haste com o pé.
Além de elegantes, podem ser segurados sem que se aqueça o vinho. Os ideais são de cristal ou vidro, de paredes finas, inteiramente lisos (os lapidados não permitem que a cor seja plenamente apreciada). No caso do champanhe, o ideal é o copo tipo "flute", ou flauta, e não a taça tradicional, boca larga, que faz com  que a bebida perca as bolhas de gás rapidamente. Por ter a borda mais estreita, a "flute" permite uma melhor concentração e percepção de aromas.

 

Fonte: Livro Receitas e Técnicas de Chef

Sem comentários:

Enviar um comentário